Além disso, em algumas circustâncias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo. O Cerimonial dos Bispos traz rito próprio para a instituição deste ministério e ressalta que: "pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem" (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI) .
Em nosso País, confunde-se acólito com a figura do coroinha, todavia, este não é um ministro instituído, enquanto o acólito o é.
Em Portugal os acólitos estão divididos em meninos do coro (coroinhas, no Brasil), acólitos juniores e acólitos seniores, todos instituídos segundo as normas do cerimonial dos bispos para a instituição dos Acólitos
Caríssimos amigos, acólitos e amantes da Sagrada Liturgia,
ResponderExcluirSou Luan Hadney, pré-noviço SDB, e venho manifestar minha alegria pela criação deste blog que, certamente, será um subsídio de pesquisa e divulgação da Santa Liturgia, das funções de coroiha e do ministério do acolitato.
A todos um grande abraço!
Que Dom Bosco interceda por todos nós que servimos ao Mistério Eucarístico!